quarta-feira, 28 de março de 2018

Far Cry 5 review: história americana


   Se você já jogou qualquer uma das recentes entradas numeradas na franquia de mundo aberto da Ubisoft Montreal, muito do DNA de Far Cry 5 será familiar desde o início. Você usará furtiva e toda a guerra para derrotar um exército aparentemente infinito de fanáticos militantes; você ajudará uma Resistência local a recuperar lentamente sua casa do dito culto invasivo; você então completará uma miríade de missões para ganhar dinheiro extra, enquanto usa uma garagem cheia de veículos para ir do tiroteio A ao tiroteio B. Até agora Far Cry.

   No entanto, em um esforço para abordar alguns dos tropos que têm dificultado a série por anos, o desenvolvedor canadense fez algumas mudanças significativas para essa fórmula reconhecível. Alguns aprimoram o shooter de mundo aberto para o melhor, mas alguns substituem ativamente um elemento problemático por outro.

Confira o Trailler:


   É a sensação de liberdade que chama a atenção primeiro em Far Cry 5. As velhas torres de rádio que outrora conquistaram preenchiam o mapa com novas atividades e pontos de interesse (bem, há um ostensivamente alto logo no começo, mas é mais um momento irônico de autoconsciência). 

   Barra completando um pequeno conjunto de tutoriais em uma pequena ilha, a totalidade - e a enormidade - da nova localidade de Far Cry 5 está aberta para você explorar. Pode ser um pouco intimidador para uma série que anteriormente era reforçada com um senso firme de semi-linearidade, mas é parte de uma decisão consciente de capacitá-lo enquanto você está navegando livremente pela paisagem americana aberta.

   Chore-me um rio

   E que lugar para percorrer é. O cenário de Montana do Condado de Hope é o playground mais ambicioso (e tecnicamente mais impressionante) que a série ofereceu até hoje. Através de trechos espessos de floresta, cadeias de montanhas traiçoeiras e campos verdejantes de terras cultivadas exuberantes, ela cria um mundo de jogo cativante que é tanto impressionante de se ver e desarmarmente familiar para habitar. O cenário do noroeste é uma escolha ousada, especialmente em uma época em que a violência armada em solo americano tornou-se um discurso importante e dolorosamente real. 

   Sua escolha de vilões também foi motivo de controvérsia entre alguns fãs antes do lançamento, principalmente porque parecia que Far Cry 5 estava se tornando político com um comentário sobre a supremacia branca. Isso não parece ser o caso, dada uma forte diversidade racial no lugar entre as fileiras dos lacaios cultistas vestidos com roupas leves (e entre os habitantes da cidade que você ajudará ao longo do caminho). Em vez disso, você está tendo uma narrativa mais preocupada com a influência destrutiva do fundamentalismo religioso e o perigoso precedente para os cultos da personalidade que cercam figuras de poder. Então, sim, é um pouco político, mas isso não força os problemas em sua garganta com muita frequência.


   Falando de precedentes, o culto vilão que é O Projeto no Portão do Éden - e seu patriarca Joseph Semente, de olhos arregalados, tem alguns sapatos grandes para preencher o departamento dos bandidos. Vaas Montenegro de Far Cry 3 provou ser um dos antagonistas mais memoráveis ​​dos jogos, e enquanto Pagan Min do FC4 se sentia mais como um vilão de vínculo cômico, às vezes, a série tinha feito um nome para si mesmo com grandes males que são tanto de um ponto de venda como o mundo em si.

   E enquanto alguns dos outros membros da ninhada Semente são tristemente um pouco esquecíveis, a intensidade calma de seu líder faz com que uma folha inquieta seja desconcertada. Suas qualidades de Charles Manson evocam um vilão muito crível - é uma pena que o mesmo não possa ser dito para o personagem que você estará jogando. Tanto Jason Brody quanto Ajay Ghale dos jogos anteriores foram parte integrante do enredo de suas respectivas histórias, mas com Ubi optando por um avatar chato e personalizável (sem voz alguma) desta vez, muitas vezes você se sente como um turista desconectado em vez de um colaborador envolvido em um conto mais amplo.

   Avião, trens e automóveis

   Infelizmente, você não pode montar um elefante raivoso na batalha a la Far Cry 4, mas em seu lugar você tem uma série de novos veículos voadores, incluindo um novo hidroavião que pode lançar bombas do alto. Com os ocupantes mal-intencionados do Condado de Hope enviando regularmente patrulhas para caçá-lo - incluindo helicópteros e aviões de combate - você terá algumas divertidas batalhas aéreas (se bem que levemente automatizadas). Há também muita variedade no chão. Não há nada como andar em batalha num trator, jogando granadas como um fazendeiro demente.

   Como mencionamos anteriormente, a jogabilidade central do Far Cry 5 ainda segue o modelo familiar dos jogos mais recentes do Far Cry, então é normal quando se trata de combate e furtividade. O sistema de Karma do jogo anterior está ausente, no entanto, e um novo medidor de resistência está em seu lugar. Cada uma das regiões do mapa tem seu próprio medidor de resistência e quanto mais o medidor enche, mais inimigos agressivos se tornam nessa região. Certas áreas também mudarão à medida que você conduzir o The Project at Eden's Gate para sempre. Certamente se adequa ao tema do estado sob o cerco, mas em última análise, falta o impacto emocional encontrado em seu antecessor.

   Far Cry 5 também tem um gosto renovado pelo jogo cooperativo. Você ainda pode jogar a campanha com um amigo com cooperativa drop-in / drop out, mas também há muitos aliados NPC para pedir ajuda. Estes são divididos em duas categorias - Especialistas e Lutadores. Os lutadores são NPCs no mundo do jogo que você pode contratar para ajudá-lo. Eles são todos muito fracos e não recebem muito dano antes de serem derrubados, mas são ideais para distrair inimigos ao invadir um posto avançado.

   Os nove Especialistas são um pouco mais, bem, especiais, com cada um fornecendo um estilo único de ofensiva e um conjunto especial de habilidades que se adequam ao desafio à frente. O avião de Nick Rye pode fornecer apoio aéreo para derrubar aviões inimigos (ou carpinteiros pesados ​​ou culturistas de elite extra-resistentes), enquanto Grace Armstrong é um sniper grisalho que pode fornecer vigilância quando se infiltrar em um posto avançado particularmente difícil. 

   Há até alguns especialistas em animais - seus colmilhos para aluguel. Se você já quis ter um urso gigante chamado Cheeseburger na batalha com você, este é o jogo para você. Eles não são tão úteis no início, mas à medida que você empurra o medidor de Resistência de cada região ao máximo, eles se tornam de vital importância para sobreviver ao ataque regularmente dirigido à sua maneira.

   A caça selvagem

   Para facilitar toda essa liberdade de escolha, o desenvolvedor fez algumas grandes mudanças no que diz respeito exatamente a como ele permite. O tradicional sistema de nivelamento XP e as árvores de habilidades vistas pela última vez no Far Cry 4 foram abandonadas em favor de uma nova configuração do Perk. Para ganhar esses pontos, você precisará completar os Desafios, permitindo que você atualize seu personagem através do jogo natural. De matar um certo número de cultistas com uma certa arma para cobrir uma distância específica em veículos, é um meio experimentado e testado de recompensá-lo que serviu a Call of Duty por anos.

   No entanto, isso acontece às custas de alguns dos elementos mais atraentes da série. Lembre-se de criar upgrades? Aquele ciclo vicioso de caçar animais selvagens específicos, esfolar eles e aumentar sua carga (como coldres extras ou quivers maiores)? Bem, isso foi removido quase inteiramente. Crafting ainda existe, mas agora é resignado a fazer molotovs ou frascos de pílulas que imbuem você com um aumento de estatísticas por um curto período de tempo.

   Slots de armas extras e todas as outras atualizações oferecidas por este feedback infinitamente satisfatório agora são encontrados no menu Perks, com caça agora baseada unicamente em torno da venda de skins por dinheiro em lojas. É óbvio que esta mudança é toda sobre dar-lhe um maior senso de agência, mas removendo o ciclo de atualização de caça Far Cry 5 rouba a franquia de um dos seus maiores pontos de venda.

   É uma escolha bizarra, considerando o quão diverso é o ecossistema do condado de Hope, e o quanto ainda é divertido amarrar um arco de caça e vasculhar sua natureza dinâmica. Com o mapa não mais ostentando símbolos que denotam quais áreas abrigam certas espécies (até que você as desbloqueie, pelo menos), agora você precisa sair e encontrar ativamente sinais de trânsito que indicam que tipo de urso, gambá ou bisão está se deteriorando sobre nas proximidades. Ainda é uma experiência envolvente e recompensadora, mas é difícil não perder um pouco do brilho que foi tirado agora que a caça é puramente recreativa.

   Fora da longa campanha (nós avançamos ao norte de 22 horas e ainda tivemos uma grande quantidade de atividades paralelas para completar), há também um modo muito mais bobo - e assustadoramente profundo - Far Cry Arcade. Aqui você pode usar todos os tipos de mapas de desafio projetados pela comunidade, desde simples missões de assalto a casos de terror - o modo todo tem um divertido efeito de Far Cry 3: Blood Dragon, e há uma impressionante variedade de missões para realizar sozinho ou em co-op. Mas de onde vieram todas essas criações loucas?

   Esse seria o editor de mapa do Arcade, que oferece a capacidade de criar e editar os mapas de desafio a partir do zero. Menos um ripoff de Minecraft e mais de um conjunto de criações semelhante ao modo Toy Box na agora extinta série Disney Infinity, você pode adicionar praticamente qualquer elemento de gameplay que você gosta de estruturas e vegetação a inimigos, modificadores de jogabilidade e post FX. Com toneladas de ativos de Watch Dogs, Assassin's Creed e jogos anteriores de Far Cry à sua disposição, é uma ferramenta impressionantemente vasta que pode ser algo realmente especial se a comunidade o abraçar.

   Embora não seja exatamente o exemplo da revitalização de franquias que Assassin's Creed Origins ofereceu à outra grande série da Ubisoft, Far Cry 5 ainda é um atirador bombástico que mantém a maioria de seus elementos de jogo familiares e os coloca em um dos mundos abertos mais cativantes. você pode jogar fora de um RPG. 

   A falta de um verdadeiro sistema de criação e um sistema de customização de personagens desnecessário tira um pouco do seu brilho, mas o modo arcade over-the-top, um editor de mapas impressionantemente profundo e a promessa de eventos contínuos no jogo tornam isso muito mais atraente time sink do que as entradas anteriores.

   Far Cry 5 foge da sombra de Ubigame? Na melhor das hipóteses, ele se liberta, com alguns sistemas arrancados e outros simplificados, além de uma maior sensação de imersão e descoberta do que a série teve em anos. As sementes fazem grandes vilões de Far Cry, interrompendo o fluxo quando ele ameaça ficar sem graça, e há algo familiar e inquietante sobre o cenário de Montana que dá vida a todo o jogo.

   No entanto, ainda há uma sensação de que Far Cry precisa levar as coisas adiante, com muitas tarefas mundanas e repetitivas cobrindo a tela do mapa, e que mais variedade é necessária em seu projeto principal de missão. Este é um shooter fenomenal de mundo aberto e um excelente Far Cry. Com um empurrão extra, poderia ter sido ainda mais.