sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Tenda tecnológica: os gigantes da tecnologia são responsabilizados?

   
Com suas vastas obras arquitetônicas, construídas a um custo alucinante para abrigar algumas das maiores marcas de tecnologia do mundo, o Vale do Silício certamente está fazendo um bom trabalho em se tornar importante.

Mas como as maiores empresas estendem seu alcance na esfera pública, o compartilhamento de nossos dados pessoais é um preço justo a pagar pelos serviços que eles oferecem? Lembre-se dos dias em que o Google era "apenas" um mecanismo de pesquisa? Quando o Facebook era apenas uma maneira de recuperar o atraso com seus companheiros distantes? E quando a Apple era apenas uma fruta - só brincando - um computador?

Agora, essas mesmas marcas também estão envolvidas em saúde, educação, sistemas de pagamento, projetos comunitários e - cada vez mais - política.

"Adoração" de grandes marcas
"Eu acho que por um longo tempo nós ficamos admirados com essas empresas que cresceram tão rapidamente e foram uma história de sucesso", diz ela.

"Por muito tempo esses caras foram vistos com uma lente não-crítica, na minha opinião."

Você só precisa assistir a um lançamento de produto de tecnologia (ou, na verdade, ver a transmissão ao vivo) para ver a adoração com a qual essas grandes marcas são vistas por muitos.

E por que as empresas convidariam alguém que não compartilha desse entusiasmo?

Eles provavelmente serão pessoas que farão perguntas mais críticas - as perguntas que uma empresa global multibilionária deveria ter o dever de responder, sejam elas sobre suas ambições políticas ou sobre o tratamento dado aos trabalhadores da fábrica.



'Anti-media'
O escândalo de dados do Facebook e do Cambridge Analytica pode ter esclarecido o que acontece por trás das brilhantes janelas do campus, mas, apesar de suas declarações públicas, Greene acredita que os gigantes da tecnologia continuam evitando a transparência.

"De muitas maneiras, a atitude deles em relação à mídia é muito semelhante à do presidente Trump", diz ela.

"Tem havido muita controvérsia nos Estados Unidos na semana passada sobre a posição anti-mídia de Trump. Mas a tecnologia realmente grande é muito mais anti-mídia e apresenta mais uma ameaça existencial, seja Peter Thiel fechando uma publicação de mídia que ele tomou problema com, essencialmente, ou Google e Facebook se tornando a mídia, substituindo a mídia ".

Charlotte Jee, editora do site de notícias Tech World, concorda.

"As empresas de tecnologia gostam de dar acesso a quem elas querem e quem será amigável", diz ela.

"Eles devem ser responsabilizados, mas certamente tentam evitá-lo."